REUNIÃO DE ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O SETOR NORTE DO NORDESTE - ANO 2003
Campina Grande, 24 de janeiro de 2003
Introdução

Nos dias 23 e 24 de janeiro de 2003, reuniram-se no Laboratório de Meteorologia, Recursos Hídricos e Sensoriamento Remoto (LMRS/PB), vinculado a Secretaria Extraordinária do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais (SEMARH), em Campina Grande-PB, meteorologistas, pesquisadores e técnicos de vários Estados do Nordeste Brasileiro e do CPTEC/INPE para a análise das condições atmosféricas e oceânicas com vistas à análise da precipitação e das condições hídricas em dezembro de 2002 e janeiro de 2003 e para a elaboração do prognóstico climático para a quadra chuvosa do setor norte da Região Nordeste do Brasil (NEB).

COMPORTAMENTO CLIMATOLÓGICO DAS CHUVAS NO NORDESTE

A Região Nordeste possui basicamente três períodos chuvosos, para três sub-regiões distintas. O principal período da estação chuvosa da porção setentrional da Região Nordeste (região semi-árido) estende-se de fevereiro a maio. Na parte sul do Nordeste, que compreende o oeste e centro-sul do Estado da Bahia, o extremo sul do Maranhão e o sul do Piauí, climatologicamente o principal período chuvoso é de outubro a março. No leste da Região Nordeste (Zona da Mata e Agreste) o período chuvoso vai de abril a agosto.

COMO FOI O COMPORTAMENTO DAS CHUVAS ENTRE DEZEMBRO/2002 E INÍCIO DE JANEIRO/2002:Análise da Precipitação:

No setor norte da região Nordeste predominou precipitações abaixo de seus valores históricos durante o mês de dezembro/2002. Foram observadas precipitações significativas no início da segunda quinzena de janeiro/2003, em praticamente toda a região do Nordeste, principalmente no setor norte nordestino. Tais precipitações estiveram associadas a um sistema meteorológico denominado de Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS).

O EL NIÑO ESTÁ ATUANDO ?

A temperatura da superfície do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial está entre 0,5ºC a 2ºC acima da média climatológica. Estão sendo observados ventos alísios menos intensos que a média a leste de 180o W, indicando a resposta da atmosfera ao aquecimento. Estes fatores indicam a presença do fenômeno El Niño com intensidade ainda moderada. Historicamente, os picos de fenômenos El Niño ocorrem durante os meses de dezembro e janeiro.

Os diversos modelos de previsão da temperatura da superfície do mar de Centros Norte-Americanos e Europeus indicam que o fenômeno El Niño continuará atuando durante os próximos meses com intensidade de fraca a moderada. Os modelos indicam que este episódio El Niño será de muito menor intensidade do que o evento ocorrido entre 1997/1998.

QUAL É A PREVISÃO DAS CHUVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES ?

Baseando-se na análise da situação oceânica e atmosférica e nos modelos de previsão climática do CPTEC/INPE, norte-americanos (NCEP, NCAR, COLA e NASA) e europeus (Centro Europeu-ECMWF e Marx Planck Institute) a tendência climática para a quadra chuvosa do setor norte do NEB (quadrimestre FEVEREIRO-MARÇO ABRIL E MAIO (FMAM) de 2003), é de chuvas abaixo da média histórica para o norte da Região Nordeste. Ressalta-se a grande variabilidade espacial e temporal das chuvas, situação característica da quadra chuvosa do setor norte do Nordeste. Isto significa que em algumas áreas poderão ocorrer chuvas em torno da média histórica. É comum a ocorrência de chuvas intensas devido à presença de sistemas transientes como estão sendo observadas em algumas localidades do Estado da Paraíba desde o início da segunda quinzena de janeiro. É possível prever a ocorrência deste tipo de sistema com aproximadamente 4 dias de antecedência. Assim, aconselha-se o monitoramento diário e o acompanhamento da previsão de tempo.

Nota: A II Reunião de Análise Climática será realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro, na cidade de Natal - RN.Participaram desta reunião de análise climática:
- AAGISA-PB
- ADUF/UFCG-PB
- Banco do Brasil
- CAGEPA
- CLBI-RN
- COMDEC-PB
- COPEAG-PB
- Defesa Civil-PB
- EMATER-PB
- EMBRAPA-PB
- EMEPA-PB
- EMPARN-RN
- INFRAERO-PB
- INPE/CPTEC
- INTERPA-PB
- LHMB/SRH-BA
- PROÁGUA/SEMARH
- SEMARH/LMRS-PB
- SRH-DEHI-PE
- SRH-NMRH-AL
- SRH-SE
- UEFS-BA
- UFCG/DCA-