III REUNIÃO DE ANÁLISE CLIMÁTICA PARA O NORDESTE DO BRASIL
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Brasília, 28 de março de 2003

No dia 28 de março de 2003, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, técnicos do CPTEC/INPE, Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste se reuniram para analisar as condições atmosféricas e oceânicas do mês de fevereiro e início de março de 2003 e elaborar a tendência climática para o trimestre abril, maio e junho do corrente ano.

· Monitoramento das chuvas durante fevereiro/2003: A principal característica foi a grande irregularidade das chuvas sobre o norte e leste do Nordeste, à exceção do centro-norte do Ceará e norte do Piauí.
- Centro-leste da Bahia e norte de Minas Gerais apresentaram períodos de estiagem prolongados, com veranicos de até 24 dias consecutivos sem ocorrência de precipitações pluviométricas.
- Sobre o leste do Nordeste (litoral, zona da mata e agreste) as precipitações foram irregulares, com valores acima da média ao longo do litoral.
- Cariri/Curimataú na Paraíba, parte do oeste de Pernambuco as precipitações foram irregulares e abaixo da média.
· Monitoramento de 01 a 23 de março/2003: As precipitações foram mais abundantes e melhor distribuídas sobre o norte do Nordeste como um todo.

ASPECTOS GLOBAIS


As condições de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial mostram uma redução bastante significativa das anomalias positivas. O enfraquecimento do fenômeno El Niño/Oscilação Sul juntamente com as condições de anomalias de TSM do Oceano Atlântico Norte e Sul (temperaturas mais frias no norte e mais aquecidas no sul) contribuíram favoravelmente para o aumento das chuvas no setor norte do Nordeste do Brasil.

TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS PARA O NORDESTE

Trimestre AMJ/2003(abril maio e junho): As condições oceânicas e atmosféricas globais e os modelos atmosféricos utilizados indicam maior probabilidade de ocorrência de precipitações em torno da normal a acima da média histórica para o período de AMJ sobre o norte e leste do Nordeste. Vale ressaltar a ocorrência de chuvas intensas em curto período de tempo, principalmente na faixa litorânea. Recomenda-se também o monitoramento contínuo das variáveis meteorológicas sobre o Oceano Atlântico adjacente à costa leste do Nordeste.

CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS REUNIÕES CLIMÁTICAS DO NORDESTE PARA A ESTAÇÃO CHUVOSA DE 2003.

Abril - Maceió
Maio - Salvador
Junho - Campina Grande
Julho - Aracajú
Agosto - Recife

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES:
CPTEC/INPE/SP - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos;
DEFESA CIVIL/DF - Ministério da Integração Nacional - Brasília/DF;
DHME/PI - Departamento de Hidrometeorologia do Estado do Piauí;
EMPARN/RN - Empresa Agropecuária do Rio Grande do Norte;
FUNCEME/CE- Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos;
INMET/DF - Instituto Nacional de Meteorologia;
SECTMA/PE - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco;
SEMARH/LMRS/PB - Secretaria Extraordinária do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais/Laboratório de Meteorologia, Recursos Hídricos e Sensoriamento Remoto da Paraíba;
SEPLANTEC/SRH/SE - Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia/ Superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe;
SERH/DHM/AL - Secretaria Estadual de Recursos Hídricos de Alagoas;
SRH/GERIN/BA - Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia/Gerência de Informações;
UEFS/BA - Universidade Estadual de Feira de Santana.