IX REUNIÃO DE ANÁLISE CLIMÁTICA DO NORDESTE DO BRASIL
Brasília, 18 de novembro de 2003.


AVALIAÇÃO DAS CHUVAS DOS MESES DE OUTUBRO E INÍCIO DE NOVEMBRO DE 2003 NO NORDESTE DO BRASIL (NEB)

No mês de outubro, as chuvas mais significativas ocorreram nos setores sul e oeste da Bahia e sul do Piauí onde os desvios negativos de precipitação foram da ordem de 50 mm. As demais regiões do semi-árido se encontram em seu período seco. Nos primeiros 10 dias de novembro, os valores acumulados de chuva mais significativos variaram de 50 a 100 mm em praticamente todo o Estado da Bahia, sul do Piauí, setor centro-sul do Maranhão e nos Estados de Alagoas e Sergipe.

SITUAÇÃO DOS OCEANOS PACÍFICO E ATLÂNTICO

O Oceano Pacífico Equatorial apresentou desvios positivos de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) da ordem de 0.5 ºC em praticamente toda a sua extensão durante o mês de outubro. No Oceano Atlântico Tropical foram observadas anomalias positivas variando de 0,5 a 1ºC. Na semana de 10 a 16 de novembro, observaram-se anomalias positivas de TSM em praticamente toda a faixa equatorial no Oceano Pacífico Equatorial. No Oceano Atlântico predomina um padrão de normalidade (valores de TSM próximos da média histórica) entre 10ºS e 10ºN, nas adjacências do litoral nordestino. Na costa oeste da África estão sendo observadas anomalias positivas de TSM. Esta atual configuração dos oceanos não mostra indicadores relevantes sobre as chuvas no período de dezembro/2003 a fevereiro de 2004.

O modelo acoplado oceano-atmosfera do NCEP (National Centers for Environmental Prediction) indica tendência de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial (sem a presença dos fenômenos de El Niño ou La Niña).

TENDÊNCIA CLIMÁTICA PARA OS MESES DE DEZEMBRO/2003 e JANEIRO-FEVEREIRO/2004
PARA O NORDESTE DO BRASIL


Com base nos padrões globais da atmosfera e dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical e dos resultados gerados pelos modelos dinâmicos e estatísticos de previsão de clima dos principais centros meteorológicos mundiais (CPTEC/INPE, NCEP, COLA, NASA, IRI e ECMWF), a previsão é de que as chuvas fiquem em torno da média histórica nos meses de dezembro de 2003 a fevereiro de 2004 no semi-árido do NEB. Para o setor centro-sul da Bahia, a tendência é de chuvas dentro da média histórica. Ressalta-se que pode ocorrer irregularidade temporal das chuvas principalmente nos meses de janeiro e fevereiro neste setor (veranicos).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados apresentados neste boletim tiveram como base a análises dos dados pluviométricos apresentados na IX Reunião de Análise Climática, que foi realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2003, pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a participação das seguintes instituições:

SRH-BA Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia.
SECITES-MT Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
SEMARH-DF Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
CPTEC/INPE-SP Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
INMET Instituto Nacional de Meteorologia